Top 10 dicas de alimentos para consumir antes e depois dos treinos

Você é uma pessoa que acabou de entrar em uma academia e ainda está se adaptando à rotina que envolve exercícios físicos? Ou você é daqueles que há tempos colocou para trás a vida sedentária? Em ambos os casos, é importante que você esteja atento à sua alimentação, pois o que você come é essencial para resultados melhores e permanentes, principalmente quando o assunto é o ganho de massa muscular. Sendo assim, veja agora 10 dicas de alimentos para consumir antes e depois dos treinos.

O que comer no pré-treino

A fase anterior a uma rotina de exercícios com pesos na academia exige uma alimentação leve, mas que te sustente durante todo o treino. Por isto, não é indicado iniciar a prática de exercícios na academia em jejum, pois você corre o risco de perder massa magra, que é justamente o que você está querendo ganhar, e ainda pode passar mal.

Treinar de estômago vazio pode causar tontura e até desmaios. Para evitar que isso aconteça, o indicado é ingerir carboidratos antes de praticar uma atividade física, que servem como fonte de energia ao organismo. Confira cinco alimentos ricos em carboidratos indicados para você inserir em sua alimentação pré-treino:

  • Pão integral: faça um sanduíche natural com peito de peru e queijo ricota ou cottage.
  • Arroz integral: consuma com uma fatia de carne magra, como filé de frango.
  • Frutas: a banana é uma das mais consumidas, mas varie seu cardápio, ingerindo outras frutas além dela em sua alimentação pré-treino.
  • Aveia: pode ser consumida juntamente com frutas.
  • Batata: possui potássio e pode ser consumida assada, cozida ou mesmo em forma de purê.

Não se esqueça de que, durante o treino, é de extrema importância tomar água.

O que comer no pós-treino

Assim como sua alimentação pré-treino, depois de praticar exercícios físicos é importante comer alimentos que ajudarão você a se recuperar de todo esforço feito e que possam ser bons quanto à reconstrução muscular. Alimentos ricos em proteínas são os mais indicados, preferencialmente os de rápida absorção. Abaixo, veja algumas dicas de alimentos para consumir no pós-treino:

  • Peixe: contém ômega 3 e pode acompanhar um carboidrato como a batata, já citada.
  • Iogurte: incluindo-o em sua alimentação pós-treino, você estará trazendo muitos benefícios para seu corpo com a ingestão de nutrientes como o zinco e o cálcio, além de e vitaminas.
  • Ovo: fonte de proteínas. Coma cozido ao invés de frito.
  • Linhaça: também possui ômega 3 e pode ser consumida junto com uma salada de frutas.
  • Castanha: apenas uma porção é suficiente para recarregar o organismo com minerais e gordura boa.

Dica: A ingestão de carboidratos não é recomendada no período pós-treino, pois o que o corpo precisa é de proteínas e outros nutrientes nessa hora. Sendo assim, evite comer muito arroz ou macarrão e demais massas, dando preferências a alimentos mais saudáveis e próprios para o consumo após o treino de força na academia.

Conheça o programa de emagrecimento dieta de 21 dias:

O que mais consumir antes e depois dos treinos

Além dos alimentos mencionados acima, uma dica é tomar shakes, os quais contam com cereais integrais e suplementos alimentares para ganho de massa (whey protein, por exemplo). Essas bebidas são excelentes após o treino com peso, pois a absorção de proteínas acontece de forma mais rápida e, dessa forma, seu organismo recebe a matéria-prima de formação dos músculos.

Porém, se os alimentos para consumir antes e depois dos treinos acima já estiverem em sua dieta e, mesmo assim, você estiver com dificuldades em “pegar corpo”, a melhor coisa que você tem a fazer é marcar uma consulta com um endocrinologista, pois tudo indica que há algum problema hormonal que está te atrapalhando a ganhar massa muscular.

Sobre Admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.