Treino intervalado de alta intensidade HIIT

A procura por uma alimentação mais saudável além manter um corpo em forma e em pleno equilíbrio vem sendo alvo das pessoas na atualidade.

Isso por que com o tempo percebemos como uma má alimentação pode fazer mal a nossa saúde, causando até a diminuição do nosso tempo de vida por causa do desencadeamento de diversas doenças, como diabetes, ataque cardíaco, e etc.

Existe uma quantidade absurda de sódio nas comidas congeladas, o açúcar excessivo nos refrigerantes e até nos supostos sucos que dizem ser naturais, a gordura de pizza que parecem uma delicia, mas que são na verdade um veneno para a saúde.

Há anos atrás muitas pessoas comiam essas comidas sem nenhuma preocupação e quase todos os dias, porem se olharmos para o quadro atual da história, está bem diferente. Além de uma dieta balanceada, as pessoas estão procurando as academias e diversas outra modalidade de exercício físico para se obter o peço ideal e levar uma vida mais saudável.

Assim como a alimentação mudou, nossa rotina também sofreu grandes mudanças. Na correria do dia a dia, quase ninguém tem tempo para frequentar um academia e as poucas que tem não tem paciência para ficar horas se exercitando.

A obesidade  no Brasil, a quantidade de pessoas que estão acima do peso, as doenças cardíacas, e possíveis  complicações na vida por ausência de atividade física constante estão a cada dia mais elevadas e eu não vejo indícios para melhorias.

Para ter saúde cada um deve fazer a sua parte, se policiando e fazendo atividades física de sua preferencia sempre que tiver tempo. Porem tempo pra algumas pessoas nem sempre é possível e assim não conseguem levar uma rotina de execícios.

Pensando em como estabelecer uma rotina de exercícios em que todos e mesmo os que não tem tempo disponível, foi então desenvolvido o Treino intervalado de alta intensidade HIIT, com séries de alta intensidade. Os intervalos são para que se tire o maior aproveitamento dos exercícios feitos em maior intensidade, enquanto ainda há uma quantidade minima de repouso para que não seja impossível de executar as atividades.

Mais afinal o que é treinamento intervalado de alta intensidade?

Se você está a procura de novas modalidades de exercícios físicos para perder peso, você certamente já ouviu falar em Treinamentos intervalados.

O Treinamento intervalado se baseia em uma modalidade de treino onde se destaca pelo esforço total de um treino intercalando com períodos de recuperação, de maneira que será alternado entre períodos de exercícios de alta intensidade com períodos de baixa intensidade.

O Treino intervalado de alta intensidade HIIT, nada mais é que um método poderoso de treino que tem em suas características a fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação, ou seja, você alterna períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade.

O principal objetivo dessa modalidade foi desenvolvida com o proposito de economia de tempo para quem a praticaria, afinal nem todo mundo tem tempo para praticar exercícios físicos, porem a saúde é importante para todos.

Essa modalidade cientificamente comprovada pela ciência é considerada a melhor maneira de emagrecer e veremos mais a diante o por que disso.

Os Treinamentos intervalados dispensam em sua maioria da necessidade de equipamentos para fazer os exercícios, priorizando por completo no peso e esforço do próprio corpo, sem variantes esternas. Esse tipo de exercício e suas diversas modalidades vem se popularizando como uma ótima alternativa para serem feitos por pessoas que não tem disponibilidade de tempo para ir a uma academia em bora possa ser feito dentro de uma. Você pode fazer esse tipo de exercício na sala da sua casa, pois não há necessidade de equipamentos para serem realizados.  

Esse tipo de exercício foi comprovado cientificamente que apesar de ser exaustivo a curto prazo, é bem mais efetivo a médio e longo prazo para ganho de massa muscular e capacidade anaeróbicas, mesmo que o treino não seja praticado durante todos os dias da semana e pode ser feito entre dois a três dias, sem perda do progresso.

Quais os benefícios para o corpo?

Talvez você esteja pensando que treinos intervalados, são semelhantes aos exercícios aeróbicos. Ele é similar com certeza, porem a diferença principal entre os dois é que o treino intervalado força o seu corpo e muito mais em um período curto de tempo.

Estudos comprovam que o Treino intervalado de alta intensidade, é a melhor forma de perder gordura abdominal. De acordo com os estudos, quando é comparado os dois tipos de exercícios, aeróbico e anaeróbicos, os exercícios aeróbicos levaram uma perda insignificante de gordura.

Esse treinamento permite uma aceleração do metabolismo que pode durar o dia inteiro. Dessa forma, o gasto de energia não fica condicionado apenas no momento do treino, mas também por horas após os exercícios, ativando um processo contínuo de emagrecimento.

Na prática dos exercícios aeróbicos acontece que chega um determinado momento que nosso organismo se acostuma com o esforço dos exercícios, e por isso paramos de queimar gordura. O que não acontece com os treinos intervalados.

Acelera o processo de queima da gordura do abdômen

Os treinos intervalados funcionam muito bem por que esse tipo de atividade exige que o nosso metabolismo se adapte as condições resultantes do treino, pois o corpo é obrigado a queimar gordura para sustentar o nível de intensidade desse tipo de exercício. Elevando também o consumo de energia por até 24h após os exercícios.

Exercícios de alta intensidade estimulam o consumo de exogênico pós exercício EPOC.

Treinos intervalados também ajudam na resposta metabólica, melhora o condicionamento e traz benefícios para o corpo inteiro. Ajudam no aumento das sensibilidade das células ao hormônio da insulina, tornando essa atividade uma ótima aliada ao combate do diabetes.

Sabe aquele hormônio do crescimento (GH), ele se eleva com a pratica dessas atividade que é um poderoso aliado na queima de gordura, além de ajudar na restauração dos tecidos e a construir massa muscular. O GH é liberado pelo corpo em grandes quantidades em resposta ao estresse físico.

Além do GH essa atividade libera um hormônio chamado de adiponectina, que é liberado pelo tecido adiposo durante o exercício, que também ajuda na queima de gordura, facilitando o processo de emagrecimento.

Em situações como essa o corpo necessitará de mais energia durante o dia, e esse hormônio determinará de onde a sua energia será usada, ou seja, dos estoques de gordura. Sendo assim a probabilidade de você sentir muita fome que é uma das causas do ganho de peso, cai muito.

Segundo estudos científicos, toda vez que o corpo realiza contrações musculares forçadas, a adiponectina é liberada e logo em seguida, o corpo produz uma substância chamada PGC1 que funciona como uma alavanca no aumento das funções do metabolismo e músculos, metabolizando a gordura abdominal.

Continua…

Sobre Admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.